Eu-lírico do Blog

Minha foto
São Carlos, SP, Brazil
Tenho um coração mais mole que sagu e muitos cachinhos que contam histórias. Do resto, sou metida, fresca e vivo no mundo da lua. Fim.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A frustrante arte de poder escolher

Férias e tédio são, com certeza, tudo uma coisa só. Acho que isso todo mundo já sabe, mas não custa nada frisar. Na verdade, isso não tem nada ver com o que eu quero escrever, mas foi o que me trouxe aqui. Afinal, quando a gente fica descompromissado, a gente tem o dobro do tempo pra se perder no nosso próprio pensamento. E é isso o que tem acontecido comigo nessas intermináveis férias. Ainda mais quando eu resolvo dar uma "passadinha" no site de algum(a) escritor(a) legal. No caso, esta foi a vez da Clarissa Corrêa. Eu estava dando uma olhada nos seus escritos mais recentes e um de seus títulos despertou minha atenção - "A deliciosa arte de poder escolher". Logo de cara, pensei: arte essa que de deliciosa não tem nada. Tá, parece exagero mas, dependendo da ocasião, pode-se encarar desta forma mesmo.
Fala sério, tem coisa pior que ser corroído pela dúvida? Tudo bem, assim como a própria Clarissa disse, poder escolher é incrível, a gente inventa nossos próprios passos, trilha sobre nossas próprias expectativas mas, poder escolher, às vezes tem seus pontos negativos. É como se fossemos submetidos a encarar dois longos caminhos: um direcionado pra esquerda, o outro pra direita. A gente não sabe o que vai encontrar no final de cada um. Se ao menos a vida nos desse a chance de fazer um "test drive" em um deles. Mas não tem disso não.
A gente se morde de curiosidade, fica com medo, sente a maior ansiedade, mas não adianta. A vida não abre exceção pra ninguém. É preciso escolher. Quem sabe "chutar" se dá bem, pra quem não sabe também pode dar certo. Talvez, quem de fato sabe chutar, não se dê tão bem assim. Chega a ser confuso, mas é assim. E, toda essa parafernália mexe com dois velhos conhecidos nossos: a razão e o coração. Uma dúvida nasce, cresce, nos atormenta. A não ser que você tenha passado por isso, não saberá como é embaraçoso, deprimente. A gente se sente em um beco sem saída ou, melhor, com uma única saída. O abismo. São nessas horas que a gente reconhece a coragem e a força que existem em nós. E é preciso colocá-las em prática antes de se jogar. A não ser que você já tenha aprendido a voar...

Visite o blog da Clarissa: http://clarissacorrea.blogspot.com

Um comentário:

  1. "A deliciosa arte de poder escolher", porque se vive quando se escolhe. É difícil, mas escolher faz parte dessas pequenas coisas, que tiram nossa vida da rotina, nos faz queimar alguns neurônios etc. E lembre-se, que fazer uma escolha pode te tirar do caminho do tédio das férias e do aguardo que está de resultados positivos (daqueles que esperam que você prove algo pra eles). Pensa-se antes de escolher. Logo o tempo passa e sua hora chega.

    ResponderExcluir